USP e instituição britânica renovam parceria para programa conjunto de doutorado

05/04/2019

A USP e o King’s College de Londres (KCL) renovaram por mais cinco anos o convênio acadêmico para a promoção de um programa de doutorado conjunto. A cerimônia de assinatura do documento foi realizada no dia 3 de abril, no Salão de Atos, no prédio da Reitoria.

Oferecido pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP desde 2014, o programa estabelece que os alunos sejam matriculados, orientados e avaliados pelos padrões das duas universidades, onde a tese, escrita em inglês, deverá ser defendida.

Participaram do evento o reitor da USP, Vahan Agopyan; o reitor da KCL, Edward Byrne; a diretora do IRI, Janina Onuki, além de representantes e dirigentes das duas universidades.

“A USP é uma das nossas mais importantes parceiras internacionais, com o desenvolvimento de muitos programas em conjunto”, comemorou Byrne. Um exemplo do sucesso dessa parceria, segundo ele, é que, nos últimos anos, mais de 800 papers conjuntos, com alto índice de impacto acadêmico, foram publicados por pesquisadores das duas instituições.

Para o reitor da USP, “esta é uma colaboração muito profícua. A internacionalização da Universidade é uma ferramenta muito importante para a qualidade”.

A diretora do IRI considera “este como um dos principais acordos vigentes no Instituto”. Janina afirma que, desde 2014, dentro do programa de doutorado, quatro teses já foram defendidas e três devem ser defendidas ainda neste semestre. Além disso, quatro novos alunos devem iniciar as aulas em Londres no mês de setembro.

O instituto também receberá como docente visitante, por um período de um ano, o diretor do Instituto de Estudos Brasileiros do KCL e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas, Anthony Pereira.

Pesquisa global

Na cerimônia no Salão de Atos, também foi assinado um protocolo de intenções entre a USP, o King’s College de Londres e a Universidade Livre de Berlim para a criação da Academia de Pesquisa Global, que prevê a realização de eventos conjuntos para o debate de temas ligados a ensino, pesquisa e extensão.

A primeira edição do evento deverá ser realizada nos meses de setembro e outubro deste ano, sob a coordenação da USP. O tema ainda não definido.

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...

Quer mais conteúdo?    

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Jornal da USP

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

#aescolapublicaprecisadevocê

Notícias mais lidas

Filha e pai faxineiro são aprovados juntos na Universidade Federal do Ceará

Imagem noticia mais lida

“Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”

Hoje médica, filha de gari recebe primeiro salário e começa a ajudar o pai

Imagem noticia mais lida

A jovem faz residência em clínica médica e vai se especializar em gastroenteorologia

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

100 Livros de Filosofia grátis para baixar em PDF

Imagem noticia mais lida

O objetivo de se estudar Filosofia é a reflexão crítica.

Google recruta estudantes de todos os cursos para estágio em São Paulo

Imagem noticia mais lida

O Google vai dar ajuda de custo para quem precisar se mudar de cidade