USP disponibiliza mais de 3 mil livros grátis para download

03/03/2019

Ao entrar no site que a USP disponibilizou, o internauta encontra livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.

É possível ainda pesquisar, visualizar e fazer o download de mais de 3.000 títulos de seu acervo, permanece à disposição de toda a comunidade, acessível por meio de ferramenta de busca disponível no site da BBM.

O acervo do projeto foi digitalizado a partir das obras da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que pertence à USP.  Foi criada, em janeiro de 2005, para abrigar e integrar a brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção foi doada pela família Mindlin à USP. São cerca de 17.000 títulos, ou ainda 40.000 volumes, entretanto, nem tudo ainda está no formato digital. Parte do acervo doado pertencia ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes, cuja biblioteca foi guardada por Guita e José Mindlin desde a sua morte.

Para a Universidade de São Paulo, o objetivo do projeto de digitalização do acervo é tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua custódia.

Os objetos digitais disponibilizados pela Brasiliana Digital, sejam eles livros, imagens, mapas, periódicos, obras de referências e manuscritos, vêm acompanhados de uma notificação sobre os direitos de uso das obras. Existem algumas regras para a utilização dos conteúdos, como a proibição do uso dos documentos e livros para fins comerciais e a citação da fonte sempre que utilizar o conteúdo em qualquer contexto.

A busca no acervo digital pode ser feita diretamente no endereço abaixo ou por meio das caixas de busca presentes na página inicial do site. O acervo está dividido por título, autor, assunto ou pela data de publicação. O cidadão pode encontrar desde conteúdos sobre o abolicionismo, ou sobre o teatro em Portugal. Também o internauta irá acessar obras do escritor Machado de Assis, ou de Euclides da Cunha. Poderá ler as primeiras edições do jornal Correio Braziliense, ou os manuscritos alemães que datam de 1525.

Acesse aqui e boa leitura: digital.bbm.usp.br/handle/bbm-ext/1

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...

Quer mais conteúdo?  

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Engenhariae

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

#aescolapublicaprecisadevocê

Notícias mais lidas

Filha e pai faxineiro são aprovados juntos na Universidade Federal do Ceará

Imagem noticia mais lida

“Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”

Hoje médica, filha de gari recebe primeiro salário e começa a ajudar o pai

Imagem noticia mais lida

A jovem faz residência em clínica médica e vai se especializar em gastroenteorologia

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

Google recruta estudantes de todos os cursos para estágio em São Paulo

Imagem noticia mais lida

O Google vai dar ajuda de custo para quem precisar se mudar de cidade

100 Livros de Filosofia grátis para baixar em PDF

Imagem noticia mais lida

O objetivo de se estudar Filosofia é a reflexão crítica.