Mensagem de Natal Enemex

24/12/2017

Então é Natal, a festa cristã...

Estamos no período natalino, o início do calendário cristão.  Que relevância tem o Natal para a humanidade massificada, midiatizada, apressada,  consumidora voraz de bens fugazes?  Hoje é ocasião propícia para mergulharmos na fonte deste acontecimento ao mesmo tempo passado e presente.

Esta é uma boa ocasião para, individualmente, ou como família, nos colocarmos  previamente de acordo quanto a maneira de vivenciar o Natal, o fim-de-ano e as férias.  Hora para um balanço honesto: temos sofrido ou desfrutado nesses encontros?

Alguns objetivos podem enriquecer o encontro com os parentes e amigos. 

Por exemplo, como contribuir para o fortalecimento da união familiar? 

Que tal um mutirão de apoio a alguém?   

Não está na hora de pedir perdão, perdoar e encerrar pendências com outras pessoas? 

Se não estiver seguro sobre o clima e espírito sadio do grupo com o qual irá se reunir, garanta antes, um momento especial com as pessoas a quem você ama, em cerimônia privada, segundo o que você crê e deseja.

Podemos reencontrar parentes e abraçá-los, beijarmo-nos e dizer “a bênção, pai?; a bênção, mãe?; a bênção vô, vó, tio, tia?”... e, com alegria, abençoaremos uns aos outros. 

Tenhamos tempo para brincar com as crianças, cantar músicas de outros tempos; prepararemos juntos as refeições.  Em meio a isto troquemos presentes, lembranças e afetos.

A programação pode incluir uma liturgia singela, alegre, com intimidade.  Sem televisão, sem estresse, com boas conversas e músicas alegres.  Com Jesus... 

Uma boa dose de determinação é necessária para rompermos com automatismos e “tradições”.  Para que o Natal seja uma boa tradição.

Podemos considerar como costumamos decorar a casa.  O que é mais envolvente para crianças, jovens e idosos: comprar enfeites ou confeccioná-los em casa? 

Nosso Natal será “made in” manjedoura, buscando a intimidade familiar ou estressado nas filas de algum shopping?  É uma questão de consciência e de escolha.  

A montagem de um presépio pode ser um trabalho fascinante para as crianças: o presépio ajuda-nos a fixar a mensagem e a perpetuar o símbolo.  Esqueçamos os pinheiros com neve: vivemos no Brasil, país tropical, em época de calor e com tantas frutas e sucos saborosos.

Talvez o melhor seja descobrir pessoas de nossa comunidade que estão sozinhas, ou aquele colega de família distante, para acolhê-los e celebrarmos em nossa própria casa.  Há muitas maneiras de fazer a diferença para outros e para nós mesmos.  

O Natal é um chamamento a pensar na vida e a vivê-la com intensidade e celebração, desejamos que todos os teus encontros sejam mediadores de novos sonhos, perspectivas transformadas e felicidade...

Que a realização dos teus projetos seja concretizada pelo conhecimento, sabedoria, entendimento e apropriação de tuas potencialidades...

Enemex, junto com você na plenificação de teus mais nobres desejos!

Feliz Natal!

Notícias mais lidas

Filha e pai faxineiro são aprovados juntos na Universidade Federal do Ceará

Imagem noticia mais lida

“Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”

Hoje médica, filha de gari recebe primeiro salário e começa a ajudar o pai

Imagem noticia mais lida

A jovem faz residência em clínica médica e vai se especializar em gastroenteorologia

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

Google recruta estudantes de todos os cursos para estágio em São Paulo

Imagem noticia mais lida

O Google vai dar ajuda de custo para quem precisar se mudar de cidade

100 Livros de Filosofia grátis para baixar em PDF

Imagem noticia mais lida

O objetivo de se estudar Filosofia é a reflexão crítica.