Maior e mais antigo templo maia é descoberto no México

14/06/2020

O maior e mais antigo templo maia foi encontrado no México. Assim, revelou ainda mais detalhes sobre a antiga cultura que prosperou sem ter um governo centralizado ou uma classe elitista no comando da população.

O trabalho foi realizado por arqueólogos através de pesquisas aéreas utilizando o LIDAR (sigla em inglês para Light Detection And Reach – “detecção e alcance da luz” – basicamente, eles usaram um aparelho para sobrevoar o local apontando lasers potentes para a região que criavam um mapa 3D daquela superfície), em Tabasco. Dessa maneira, os pesquisadores desenvolveram um mapa 3D com ótima resolução do local chamado a “Aguada Fênix”. Inicialmente pensavam que era somente uma paisagem natural, entretanto, depois descobriam a enorme plataforma elevada existente na região.

Ela mede 1.413 metros de norte a sul e 399 metros de leste a oeste. Esse local sagrado pré-maia tem de 10 a 15 metros de elevação no espaço usado para rituais, com diferentes acessos. Além disso, os arqueólogos não encontraram nenhum vestígio de um governo que controlasse essa construção.

Quando foi erguido o local sagrado pré-maia?

Utilizando radiocarbono, os pesquisadores determinaram que os primeiros depósitos em Aguada Fênix eram de 750 AEC., quase dois séculos antes do uso da cerâmica por outras culturas, como a Maia.

A descoberta foi apresentada em um artigo científico publicado na revista Nature. As cerâmicas localizadas na região são semelhantes à cerâmica Real de Ceibal, sendo diferentes das encontradas em outras regiões, como La Venta e do rio Grijalva. No entanto, os pesquisadores ainda não estão certos se essa antiga civilização falava a língua maia, por mais que algumas afinidades tenham sido percebidas.

Um pouco mais sobre o templo maia

Os pesquisadores acreditam que rituais agrícolas eram realizados na plataforma, conforme os ciclos anuais do Sol, da Lua e até mesmo das estrelas. Dessa maneira, a construção servia também como uma espécie de observatório astronômico, permitindo a realização de medidas conforme uma base fixa.

Essa plataforma recém-descoberta foi construída em uma elevação natural, no leito rochoso, com início provavelmente em 1000 AEC e com fim em 800 AEC. Por outro lado, a civilização maia teve o seu auge entre 250 DEC e 900 DEC.

Uma nova perspectiva sobre os maias

As novas descobertas, incluindo o mais antigo e maior local sagrado pré-maia, fez com que o surgimento desta civilização tenha sido repensado. Aliás, acreditavam que tenha emergido de pequenas aldeias, no período 1000-350 AEC. Agora, a descoberta de Aguada Fênix muda esse pensamento.

Um dos fatores que chamou atenção foi o fato de não existir desigualdade social ou indivíduos com alto status. Caso as interpretações de tempo estejam corretas, a região olmeca da Costa do Golfo não era o único centro com rápido desenvolvimento cultural, de inovações culturais e tecnológicas.

Diversas questões foram levantadas junto com esse novo estudo, como por exemplo: por que um grupo de caçadores fez uma construção tão grande como esta? Conforme o autor do artigo, era um período no qual a agricultura florescia e essa construção servia como um marco para todos os moradores locais.

O estudo que descreve as descobertas foi publicado na revista Nature, clique abaixo e confira.

www.nature.com/articles/s41586-020-2343-4

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...

Quer mais conteúdo?

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Socientifica

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

#aescolapúblicaprecisadevocê

Notícias mais lidas

Filha e pai faxineiro são aprovados juntos na Universidade Federal do Ceará

Imagem noticia mais lida

“Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”

Hoje médica, filha de gari recebe primeiro salário e começa a ajudar o pai

Imagem noticia mais lida

A jovem faz residência em clínica médica e vai se especializar em gastroenteorologia

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

Google recruta estudantes de todos os cursos para estágio em São Paulo

Imagem noticia mais lida

O Google vai dar ajuda de custo para quem precisar se mudar de cidade

100 Livros de Filosofia grátis para baixar em PDF

Imagem noticia mais lida

O objetivo de se estudar Filosofia é a reflexão crítica.