Instituições lançam guia digital gratuito sobre Empreendedorismo Social na Educação

14/09/2020

Foi lançado o guia digital Empreendedorismo Social na Educação.

Voltado a educadores de escolas públicas e privadas, o material foi elaborado pela parceria entre o Oi Futuro, o British Concil e o Porvir, e tem como objetivo favorecer o desenvolvimento, em sala de aula, de habilidades e competências na área de empreendedorismo social.

O guia digital

O guia digital conta com dicas, estratégias e casos reais, do Brasil e do Reino Unido, que servem de apoio e inspiração para gerar experiências que estimulem os jovens estudantes a gerarem impacto social por meio de práticas empreendedoras. As orientações nele contida visam a lançar luz sobre como articular o empreendedorismo a outros processos educacionais.

O material está disponível no site: empreendedorismosocial.porvir.org/

Eixos estruturantes

Em 2019, o Ministério da Educação (MEC) incluiu o empreendedorismo como um dos quatro eixos estruturantes dos itinerários formativos do ensino médio, que foram incluídos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Embora não seja obrigatória a inclusão do tema – apenas português e matemática são de ensino compulsório – os novos itinerários lançaram luz para a inclusão do empreendedorismo nas salas de aula do país. Foi daí que nasceu a ideia de se criar o guia digital.

“O projeto Empreendedorismo Social na Educação nasceu de um desejo coletivo em construir referências para as escolas trabalharem com seus estudantes, qualificando o empreendedorismo e o conectando aos grandes desafios sociais que as novas gerações vão enfrentar”, destacou a gerente executiva de Educação e Inovação Social do Oi Futuro, Carla Uller.

Ela enfatizou que a plataforma online “foi concebida com uma visão dupla de educação e inovação social, e serve ao mesmo tempo de inspiração e guia prático para implementar aulas e atividades nas escolas”.

Empreendedorismo Social na Educação

A elaboração do guia teve início após seminário “Empreendedorismo Social na Educação: Como Aproximar os Dois Universos”, promovido pelas instituições parceiras em fevereiro de 2020 no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com representantes brasileiros e britânicos dos dois campos.

Durante o evento, integrantes das secretarias de educação, do terceiro setor, além de pesquisadores, educadores, empreendedores e jovens egressos do ensino médio, trocaram experiências, ideias e referências sobre o tema.

Experiências, ideias e referências

Para a diretora de Educação do British Council, Diana Daste, levar o empreendedorismo social para dentro das escolas viabiliza uma formação cidadã, a inserção no mundo do trabalho e o desenvolvimento social e econômico “ao mesmo tempo em que competências e conteúdos próprios do mundo escolar são desenvolvidos em contexto.”

Já a diretora do Porvir, Tatiana Klix, ressaltou que o material inédito é um esforço do para apoiar redes, escolas e professores a impactar positivamente a vida e os projetos dos jovens.

“Levar o empreendedorismo social para o ensino médio é reconhecer o jovem como protagonista na transformação do mundo a sua volta e também da educação”, disse.

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...

Quer mais conteúdo?

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: G1 Educação

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

#aescolapúblicaprecisadevocê

Notícias mais lidas

Filha e pai faxineiro são aprovados juntos na Universidade Federal do Ceará

Imagem noticia mais lida

“Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”

Hoje médica, filha de gari recebe primeiro salário e começa a ajudar o pai

Imagem noticia mais lida

A jovem faz residência em clínica médica e vai se especializar em gastroenteorologia

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

Google recruta estudantes de todos os cursos para estágio em São Paulo

Imagem noticia mais lida

O Google vai dar ajuda de custo para quem precisar se mudar de cidade

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.