Empresas buscam proximidade com a Unicamp à procura de talentos

14/05/2021

Empresas inovadoras, com foco em desenvolvimento tecnológico, têm competido cada vez mais pelos talentos da área de tecnologia recém-saídos das Universidades. Essa procura tornou as salas e prédios nos Parques Científicos e Tecnológicos vinculados às Universidades espaços disputados entre empresas que buscam fortalecer suas marcas como bons espaços para trabalhar, especialmente entre os talentos mais jovens e especializados.

Parque Científico e Tecnológico

O caso do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, não é diferente. Localizado dentro do maior campus da Universidade, na cidade de Campinas, o Parque é constituído por 100 mil m2 urbanizados, voltados para hospedar laboratórios de P&D – com projetos de pesquisa em parceria com a Unicamp – e startups.

A entrada de empresas

Atualmente, os seis prédios do Parque hospedam 35 empresas. A entrada de empresas é realizada por meio de edital público, sempre que há vagas disponíveis.

“Nós inauguramos dois novos prédios nos últimos 12 meses e, por isso, atualmente temos 7 salas disponíveis, incluindo um espaço laboratorial. Apesar da pandemia, a procura é grande. Acredito que serão ocupadas em pouco tempo”, comenta Mariana Zanatta Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp.

Diferenciais

A proximidade com a Unicamp e o contato e recrutamento facilitado de mão de obra qualificada são os diferenciais apontados por quem já está no Parque. “Um dos pontos fortes do Parque é aproveitar o talento de quem faz faculdade na Unicamp. Já contratamos estagiários, cientistas e, praticamente todos os funcionários da planta da Semantix no Parque têm ou tiveram algum vínculo com a Unicamp”, diz Ricardo Moreno, coordenador de Data Science na Semantix, empresa hospedada no Parque desde 2017. 

Para atrair talentos

Para atrair talentos, a empresa aposta na oferta de cursos, bolsas para pesquisa e infraestrutura.

Recentemente, a Sematix abriu inscrições para curso de capacitação em big data. O curso é gratuito e, ao final do curso, formandos interessados poderão participar de um processo seletivo para fazer parte do time da Semantix.

“Viemos para o Parque com o interesse de nos aproximar da Universidade e, principalmente, dos cursos de tecnologia da Unicamp, que são referência no país”, explica Moreno.

Contato com alunos da graduação da Unicamp

O Instituto de Pesquisas Eldorado, referência no desenvolvimento de soluções inovadoras, é vizinho da Universidade desde 2008, com sua sede localizada em frente à área do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Em 2017, o Eldorado deu um passo à frente e também passou a ocupar uma área dentro do Parque. Como um de seus interesses é o contato com alunos da graduação, além da pesquisa realizada em parceria com a Unicamp, a empresa também apoia o projeto de extensão para carros de corrida elétricos chamado E-Racing, que já se consagrou como campeão em dois anos nos Estados Unidos.

“Procuramos apoiar esses projetos para auxiliar os alunos a respeito dos passos a serem seguidos, além, é claro, de nos posicionarmos com uma imagem positiva frente a esses estudantes”, expõe José Eduardo Bertuzzo, executivo da área de produtos no Instituto de Pesquisas Eldorado.

Perfil empreendedor

Com foco num perfil empreendedor, o Eldorado também participa de atividades de fomento à inovação e ao empreendedorismo na Unicamp, patrocinando o Desafio Unicamp, competição organizada pela Inova com o objetivo de estimular a formação de startups a partir das patentes da Universidade.

“Temos interesse em apoiar eventos com esse grande aporte de universitários da Unicamp, pois, com isso, estabelecemos vínculos e promovemos o conhecimento da nossa companhia para que eles venham, quando houver oportunidades, fazer parte do nosso time”, ressalta Maria Lúcia Legaspe, coordenadora de comunicação no Instituto de Pesquisas Eldorado.  

Oportunidades em aberto

Os espaços disponíveis no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp são destinados para laboratórios de P&D e startups que queiram fazer parte do ecossistema da Unicamp. Traga sua empresa para o Parque.

Semantix e Eldorado estão recrutando.

Conheça as vagas abertas na Semantix para Cientista de Dados em regime home office

Clique aqui: semantix.gupy.io/jobs/702040?jobBoardSource=gupy_public_page

Conheça também as vagas no Instituto Eldorado.

Acesse o link: jobs.kenoby.com/eldorado

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...

Quer mais conteúdo?

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Portal da Unicamp

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

#aescolapúblicaprecisadevocê

Notícias mais lidas

Filha e pai faxineiro são aprovados juntos na Universidade Federal do Ceará

Imagem noticia mais lida

“Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”

Hoje médica, filha de gari recebe primeiro salário e começa a ajudar o pai

Imagem noticia mais lida

A jovem faz residência em clínica médica e vai se especializar em gastroenteorologia

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

Google recruta estudantes de todos os cursos para estágio em São Paulo

Imagem noticia mais lida

O Google vai dar ajuda de custo para quem precisar se mudar de cidade

100 Livros de Filosofia grátis para baixar em PDF

Imagem noticia mais lida

O objetivo de se estudar Filosofia é a reflexão crítica.