Se você tem entre 14 e 17 anos, se identifica com o gênero feminino (cis e trans) e tem acesso à internet, pode se inscrever na segunda edição do Astrominas. Ao longo de três semanas, as jovens participarão de experimentos, elaboração de murais, rodas de conversa, debates sobre universidade e ainda palestras de Astronomia, Geofísica, Ciências Atmosféricas, Oceanografia, Matemática, Física, Geociência e Química.
Fadas-madrinhas
Tudo com a supervisão de um time de fadas-madrinhas: alunas, pesquisadoras e professoras da USP. E o melhor, sem nenhum custo. As atividades serão totalmente on-line, de segunda a sexta-feira, e com duração média de três horas por dia.
Inscrições
As inscrições vão até 7 de junho por meio deste formulário on-line. A previsão é para 600 vagas que serão assim distribuídas: 20% entre estudantes de grupos PPI (pretos, pardos e indígenas), 60% para alunos de escolas públicas (PPI e não PPI) e 20% para escolas privadas (PPI e não PPI).
Inscreva-se abaixo:
docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiDrR32kdbNDd0llz6fU34KZSh-eAZDiECJEMHmbGoiuD4TA/viewform
Seleção
A seleção ocorrerá por meio de um sorteio, no dia 11 de junho, que será transmitido ao vivo e as listas de sorteadas serão disponibilizadas no site Astrominas. O regulamento completo está disponível no link abaixo. As atividades começam no dia 28 de junho e terminam em 23 de julho.
Acesse o regulamento:
sites.usp.br/astrominas/wp-content/uploads/sites/722/2021/04/Astrominas2021_regulamento.pdf
Astrominas
“Empoderando meninas através da ciência.” Esse é o lema do Astrominas, um projeto que nasceu do desejo de mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, em São Paulo, de atrair mais jovens alunas para a universidade.
Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Elysandra Figueredo Cypriano e tem na comissão organizadora a também professora Lilian Maria Soja e as alunas de graduação: Daniele Honorato, Ivanice Avolio Morgado, Marina Izabela e Pâmela Querido. E conta com a participação de um grande time de universitárias, pesquisadoras e professoras da USP.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas com mulheres cientistas – estimulando, assim, a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia – desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas”, descrevem no site do projeto.
Edição 2021
Quem pode participar: pessoas que se identificam com o gênero feminino (cis e trans), que tenham entre 14 e 17 anos de idade completos até 30 de julho e que estejam regularmente matriculadas em uma escola de educação básica
Inscrições: de 3 de maio a 7 de junho, por meio do formulário no link abaixo:
Vagas: previsão de 600 (o total de vagas oferecidas poderá ser ampliado até a data do sorteio). A seleção será feita por meio de um sorteio no dia 11 de junho de 2021, que será transmitido ao vivo, e as listas de sorteadas serão disponibilizadas no site Astrominas.
Acesse o site: sites.usp.br/astrominas/astrominas-2021/
Período das atividades: 28 de junho a 23 de julho
Como será o Astrominas: totalmente on-line, segunda a sexta-feira, com dedicação de três horas diárias.
ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...
Quer mais conteúdo?
Visite: www.enemex.com.br/blog
Fonte: Jornal da USP
Escreva para nós! Mande sugestões! E-mail: comunicacao@enemex.com.br
#aescolapúblicaprecisadevocê
Categorias
Arquivo
Notícias mais lidas
Filha e pai faxineiro são aprovados juntos na Universidade Federal do Ceará

“Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”
Hoje médica, filha de gari recebe primeiro salário e começa a ajudar o pai

A jovem faz residência em clínica médica e vai se especializar em gastroenteorologia
Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"
100 Livros de Filosofia grátis para baixar em PDF

O objetivo de se estudar Filosofia é a reflexão crítica.
Google recruta estudantes de todos os cursos para estágio em São Paulo

O Google vai dar ajuda de custo para quem precisar se mudar de cidade