O Projeto

O ENEMEX é resultado da convicção de educadores e pais, entre outros cidadãos, de que a educação é o caminho para promover grandes mudanças no país nas áreas social, econômica, cultural e ambiental de forma sustentável e duradoura.

Concepção da ideia

Consolidação de uma proposta que visa democratizar o acesso a universidades públicas.

contrato com a plataformanet

FRALI Produções fecha contrato com a Plataformanet para desenvolvimento do aplicativo ENEMEX_Android.

apk para android

Lançamento do aplicativo ENEMEX_Android

Equipe Enemex

Nossa equipe é constituída por especialistas com larga experiência profissional e formação acadêmica ligadas às quatro áreas do conhecimento contidas na matriz do ENEM:

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias

Além desses professores especializados, a equipe conta com profissionais de áreas estratégicas de cultura geral, como cinema, música, vinhos e turismo. Eles complementam e ampliam o universo de conhecimento e saberes dos estudantes, contribuindo para o sucesso no ENEM e nos vestibulares.


Conteúdo


Apoio e Desenvolvimento

Tecnologia Multiplataforma

Você pode acessar o ENEMEX pelo seu computador ou tablet por meio da versão web ou pode utilizar o aplicativo nativo no seu celular, se ele tiver a plataforma ANDROID. Em breve, o ENEMEX também estará disponível para a plataforma IOS.


Como funciona

Áreas de conhecimento

As perguntas do ENEMEX, formuladas por educadores com larga experiência na produção de conteúdos especializados no ENEM, cobrem suas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.


Essas questões o estimulam a fazer relações entre os saberes. Você também pode explorar seus conhecimentos sobre Cultura Geral, respondendo a questões sobre esportes, vinhos, mercado financeiro, cinema, música, artes plásticas, turismo, astronomia e cultura latino-americana.

Natureza
  • Química
  • Física
  • Biologia
  • Ecologia

As questões

As questões foram formuladas considerando 3 graus de complexidades:

-Baixa complexidade (peso 1): questões objetivas, conceituais, que não relacionam saberes. Por exemplo: “O que são ecossistemas?” Nosso objetivo com elas é constituir uma ampla base conceitual. Os conceitos, aliás, têm sido muito explorados pelo ENEM nos últimos anos, especialmente desde 2011.

-Média complexidade (peso 2): questões que exigem relacionamento entre pelo menos dois saberes. Por exemplo: “Por que uma população de elefantes não é considerada um ecossistema, enquanto uma espaçonave tripulada é?” Nesse caso específico, o aluno precisa conhecer os conceitos de população e ecossistema, além de relacioná-los, para chegar à resposta correta.

-Alta complexidade (3): questões que envolvem múltiplas relações entre saberes e por vezes são interdisciplinares, exigindo que a cooperação entre os saberes seja condição para a resolução do exercício. Por exemplo: “How is called the gas produced by the action of bacteria on animal and plant wastes in anaerobic conditions?” Nesse caso, o aluno tem que conhecer inglês, química e biologia para chegar a uma resposta.

Salientamos que mesmo as questões de baixa complexidade são aprofundadas e amplificada no formato vídeo, que sempre evidencia aplicações e relações entre vários saberes. Para mais detalhes, acesse http://www.enemex.com.br/blog/category/conteudo-enemex/.

A base de questões é constituída por questões de autoria, elaboradas pelos integrantes da equipe e também questões do próprio ENEM.

Na formulação das questões, foram observados os conceitos e critérios de distratores e descritores constante na matriz do ENEM. De um modo geral, são mais perceptíveis nas questões de média e alta complexidade.

De acordo com o planejamento estratégico do ENEMEX, teremos 10.000 questões até 2018. Nosso objetivo é ter 1/3 das questões com cada peso, 1, 2 e 3.