Unicamp pede texto de podcast na Redação e reafirma compromisso social

13/01/2020

A Unicamp aplicou nesse domingo, 12 de janeiro, as provas do primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2020, com a Redação, questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e questões interdisciplinares em Língua Inglesa. Foram apresentadas duas propostas para que os candidatos escolhessem e elaborassem uma redação. Em ambas as propostas, a Unicamp trabalhou com temas de relevância social, reafirmando na opinião do diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), seu compromisso com a superação de preconceitos e a defesa da biodiversidade como princípios. “As duas propostas de redação são bastante atuais e importantes para quem vai ingressar numa universidade pública, trazendo os temas biodiversidade e micromachismos”, disse José Alves de Freitas Neto.

Além disso, a Universidade inovou, uma vez mais, ao solicitar em uma das propostas que os candidatos produzissem um texto preparatório para o gênero podcast. Para José Alves, “os podcasts se popularizaram e é importante que os estudantes saibam que há uma estrutura de apresentação, de diálogo e de argumentação no convencimento dos ouvintes”, explicou.

O outro gênero textual solicitado aos estudantes foi uma crônica, a partir do tema dos micromachismos. “Esperamos que as candidatas e os candidatos percebam que, para além de fenômenos amplos como a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres, há uma série de práticas que são repetidas cotidianamente”, afirmou José Alves.

Já o conjunto de questões trouxe como novidade a volta da Língua Inglesa para a segunda fase, com duas perguntas interdisciplinares. “O conhecimento científico circula em língua inglesa e queremos que os estudantes sintam-se estimulados a buscarem se informar e terem domínio de leitura nesse idioma”, comentou José Alves.

A Comvest informou que a prova transcorreu sem nenhum incidente. O índice de abstenção foi de 10,2%, o menor desde 2017. No ano passado, a abstenção registrada no primeiro dia da segunda fase foi de 12,7%; em 2018 de 11,3 e em 2017 de 10%. No total, 12.200 candidatos fizeram o exame. Dos 13.589 aprovados para a segunda fase, 1.389 estudantes não compareceram. Em Campinas a abstenção foi de 8,1% e em São Paulo foi de 10,2%. A abstenção mais baixa foi registrada na cidade de Jundiaí, com apenas 7% de ausentes.

As provas podem ser conferidas na página eletrônica da Comvest. Clique no seguinte link: www.comvest.unicamp.br/

As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na internet, a partir da quinta-feira (16/1). Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os candidatos fazem as questões de Matemática, as interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da prova específica relacionada ao curso escolhido.

A segunda fase é aplicada em dois dias consecutivos (12/1 e 13/1), em 22 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Próximas datas

As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2020. A primeira chamada será divulgada dia 10 de fevereiro e os convocados  nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) somente no dia 11 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.

Quem não realizar a matrícula virtual ficará excluído das próximas chamadas do Vestibular Unicamp 2020.

A primeira chamada será divulgada no dia 10 de fevereiro, para matrícula eletrônica no dia 11 de fevereiro. Estão previstas até 10 chamadas.

Este ano, 66.833 candidatos fizeram a prova da primeira fase, na disputa por uma das 2.570 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Como é

A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. No primeiro dia, estão as provas comuns a todos os candidatos:

– Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato execute apenas uma proposta);

– Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;

– duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

No segundo dia, há uma parte com provas comuns a todos os candidatos: Matemática com seis questões; prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões e prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões, além de outra parte específica relacionada à área do curso escolhido:

– candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;

– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;

– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Serviço
A prova tem início às 13 horas, mas a orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova será até as 13 horas impreterivelmente. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito intenso em alguns locais.

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. Não será mais necessário levar uma foto, pois a Comvest passará a adotar em todos os locais de prova a tecnologia de reconhecimento facial. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves.

Alteração de dados

Os candidatos que necessitem corrigir algum dado da ficha de inscrição deverão utilizar o formulário específico, disponível na página eletrônica da Comvest até as 23h59 do dia 14 de janeiro.

Calendário Vestibular Unicamp 2020

Lista de aprovados na 1ª fase – 9/12/2019

2ª fase – 12 e 13/1/2020

Provas de Habilidades Específicas – 20 a 24/1/2020

Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial) – 10/2/2020

Matrícula não presencial – 11/2/2020

2ª chamada – 13/2/2020

Matrícula não presencial da 2ª chamada – 14/2/2020

Período para cancelamento de matrícula – 17 a 19/2/2020

3ª chamada – 18/2/2020

Matrícula não presencial da 3ª chamada – 19/2/2020

4ª chamada – 21/2/2020

Matrícula PRESENCIAL DA 4ª CHAMADA* – 2/3/2020

* A matrícula presencial da 4ª chamada deve ser feita, também, por todos os candidatos convocados nas três primeiras chamadas e que realizaram a matrícula virtual pela internet. 

Importante: a vaga só estará garantida após a matrícula presencial, a ser realizada no dia 2/3/2020, das 9 às 12 horas.

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...

Quer mais conteúdo?                

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Portal da Unicamp

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

#aescolapúblicaprecisadevocê

Notícias mais lidas

Filha e pai faxineiro são aprovados juntos na Universidade Federal do Ceará

Imagem noticia mais lida

“Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”

Hoje médica, filha de gari recebe primeiro salário e começa a ajudar o pai

Imagem noticia mais lida

A jovem faz residência em clínica médica e vai se especializar em gastroenteorologia

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

Google recruta estudantes de todos os cursos para estágio em São Paulo

Imagem noticia mais lida

O Google vai dar ajuda de custo para quem precisar se mudar de cidade

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.