A partir da seleção de genes que permitem o controle de pragas por RNA de interferência, foi desenvolvida, no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, uma tecnologia que pode ser utilizada para o controle de doenças e pragas em plantações agrícolas.
Resultado de uma parceria entre a Universidade e a Tropical Melhoramento & Genética (TMG), o método foi licenciado em caráter não exclusivo para a empresa, que deverá repassar a tecnologia a produtores rurais. Em princípio, o foco é a utilização da tecnologia em lavouras de soja e algodão. Contudo, ela pode ser aplicada a qualquer tipo de cultura agrícola.
Todos os seres vivos possuem um mecanismo para lutar contra ataques virais, silenciando seus genes. Pesquisadores descobriram que podemos usar este mesmo mecanismo para “enganar” as células de qualquer organismo e silenciar seus próprios genes, conta o responsável pelos estudos. Nesta parceria, a Unicamp fornece o know-how de como identificar, selecionar e silenciar genes específicos, enquanto a empresa trouxe seu conhecimento agrário, com foco em pragas e doenças da lavoura.
Tecnologia alinhada com as demandas do mercado
Um dos maiores desafios na produção de alimentos no mundo é combater as perdas agrícolas causadas por pragas e doenças. Este controle é feito, atualmente, por meio do uso de defensivos agrícolas, que podem ser tóxicos ao meio ambiente e aos consumidores. Por isso, vale ressaltar que um dos principais diferenciais da tecnologia é o fato de não ser necessário o uso de defensivos agrícolas.
Não se trata aqui de um produto químico, porém de um produto biológico. Apesar de serem produzidas no laboratório, elas são análogas a moléculas de RNA presentes no ambiente, e são rapidamente degradadas quando não introduzidas na planta ou na praga.
A tecnologia tem potencial enorme, uma vez que pode reduzir ou substituir a utilização de defensivos químicos (inseticidas). Com isso, o impacto ambiental é muito menor. Por este motivo, a tecnologia se constitui como uma inovação no controle de pragas e doenças nas lavouras.
Outro ponto que merece destaque é o fato de que técnica não tem interferência sobre outras espécies. Ou seja, trata-se de uma ferramenta molecular muito específica, tendo o mecanismo de ação determinado por sequência gênica única. Com isso, torna-se possível controlar uma única espécie ou um grupo de espécies de pragas alvo, não afetando espécies correlatas, inimigos naturais ou outros organismos.
ENEMEX, acreditando que a educação promove transformação e desenvolvimento...
Quer mais conteúdo?
Visite: www.enemex.com.br/blog
Fonte: Portal da Unicamp
Escreva para nós! Mande sugestões! E-mail: comunicacao@enemex.com.br
Categorias
Notícias mais lidas
Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.
Mec abre Cursos Gratuitos On-line

Destaques: libras, inglês e espanhol, desenhista da construção civil, auxiliar de farmácia, recepcionista
14 livros de Paulo Freire em PDF para download

Paulo Freire (1921 – 1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro.
Ministério da Educação abre 1126 vagas em especialização gratuita a distância

As inscrições seguem até o dia 12 de fevereiro, às 17h.