Projeto Semestral Biotecnologia para Jovens Cientistas

10/08/2018

O Projeto Semestral Biotecnologia para Jovens Cientistas transforma atividades de biotecnologia em disciplinas eletivas para alunos do Ensino Médio.  O objetivo é dar experiência em investigação científica e na aplicação de conceitos abstratos de Física, Química e Matemática.  Nos laboratórios, os alunos põem a mão na massa e usam equipamentos como microscópios e centrífugas.  Também voltam à sala para debater temas ligados à bioética.

O projeto aborda diversos temas, como por exemplo: Como podemos produzir um organismo transgênico?  Como podemos mudar o curso de uma doença por meio da manipulação do material genético?  Como é possível produzir células “embrionárias” a partir de uma célula adulta?  Como funciona a inovadora tecnologia CRISPR/Cas9 de edição de genomas?

Pronunciado “crisper”, CRISPR, da sigla em inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats, ou seja, Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas refere-se ao sistema frequentemente usado como um termo geral para se referir à edição genômica, porém é o acoplamento do CRISPR e do sistema Cas9 que permite a edição seletiva do DNA.

Para responder às perguntas acima, o projeto abordará, em linguagem acessível, desde o descobrimento do DNA até os mais recentes avanços da Biotecnologia, incluindo a Terapia Gênica e o uso de Células-Tronco.  São discutidas as questões éticas envolvidas da manipulação gênica, tanto em humanos como no agronegócio.  Os alunos aprenderão na prática as técnicas aplicadas em laboratórios de pesquisa, executando experimentos reais e fixando conteúdos com qualidade.

O Projeto Semestral Biotecnologia para Jovens Cientistas acontecerá todas as quartas-feiras de 14/08 a 15/11/2018.

Venha experimentar!  Inscreva-se!

Inscreva-se aqui: molecolare.com.br/molecolab/praticas-para-alunos/biotecnologia-para-jovens-cientistas/

A equipe da Molecolare é coordenada pela Luciana Vasques na área de Biologia Molecular e conta com profissionais mestres, doutores ou pós-doutores, altamente qualificados, tanto para as atividades de educação, como para treinamento técnico em pesquisa experimental e translacional.

ENEMEX, por uma educação que desenvolve competências...

Quer mais conteúdo?   

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Molecolab

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

Notícias mais lidas

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Mec abre Cursos Gratuitos On-line

Imagem noticia mais lida

Destaques: libras, inglês e espanhol, desenhista da construção civil, auxiliar de farmácia, recepcionista

14 livros de Paulo Freire em PDF para download

Imagem noticia mais lida

Paulo Freire (1921 – 1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro.

Ministério da Educação abre 1126 vagas em especialização gratuita a distância

Imagem noticia mais lida

As inscrições seguem até o dia 12 de fevereiro, às 17h.