ONU seleciona afrodescendentes para programa de intercâmbio

03/05/2018

As Nações Unidas recebem até 1 de junho as inscrições para uma fellowship voltada a jovens afrodescendentes.  Com apoio da ONU, os selecionados embarcam para um curso em Genebra, na Suíça, que ocorre entre 19 de novembro e 7 de dezembro.  As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail africandescentfellowship@ohchr.org até o prazo estipulado.

Como explica a organização, a seleção levará em conta a situação das pessoas afrodescendentes em cada país, além de observar as origens de cada participante e seu gênero.

Como funciona a seleção 

São elegíveis candidatos que tenham, no mínimo, quatro anos de experiência trabalhando com questões ligadas a pessoas afrodescendentes (por exemplo, racismo e questões raciais como um todo).  É necessário que a organização onde o candidato trabalha ateste a informação por meio de uma carta.

Cada jovem interessado deve enviar currículo, cópia do passaporte e formulário de inscrição  para a seleção.  Além disso, deve submeter um personal statement (de até 500 palavras), explicando suas motivações e como usará os conhecimentos adquiridos para promover os interesses e direitos de pessoas afrodescendentes.

Os e-mails enviados devem conter, no máximo, cinco documentos e ter a indicação “Application for the 2018 Fellowship Programme for People of African Descent” no assunto.  Os arquivos devem ser nomeados seguindo um mesmo padrão: “SOBRENOME Nome – Tipo de documento”.

O que é um personal statement

Personal statement, que em português pode ser chamada de “declaração pessoal” ou “carta de motivação”. 

Trata-se basicamente de uma redação que o candidato deve escrever em inglês.  Ela é necessária para que a equipe de admissão conheça melhor os estudantes, suas personalidades, e principalmente, motivações e objetivos para serem admitidos numa universidade ou instituição. 

Nela, o estudante deve dissertar sobre ele mesmo e responder às seguintes questões: Quem sou eu?; O que eu quero ser?; Que tipo de contribuição eu quero fazer e como?; Por que eu devo estudar na instituição?

De forma geral, você deve se apresentar e os selecionadores de que deve ser admitido.  Por isso, é importante ser claro, sincero e convincente.  A redação deve contar a sua história.

Quais os benefícios da fellowship para afrodescendentes

Os jovens selecionados terão apoio financeiro para cobrir gastos com passagens aéreas, seguro-saúde, acomodação e gastos durante o período de estadia na Suíça.  Durante o período no país, os participantes terão acesso a um curso intensivo sobre a atuação nas Nações Unidas  e os direitos humanos, com ênfase nos mecanismos e instrumentos que se relacionem a questões raciais.

A proposta é que os fellows retornem a seus países de origem e contribuam para a proteção e promoção de direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais da população afrodescendente.

Para saber mais sobre a iniciativa, basta acessar o site oficial do programa: www.ohchr.org/EN/Issues/Racism/WGAfricanDescent/Pages/FellowshipProgramme.aspx

O ENEMEX traz oportunidades para você transcender...

Quer mais conteúdo?

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Portal Estudar Fora

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

Notícias mais lidas

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Mec abre Cursos Gratuitos On-line

Imagem noticia mais lida

Destaques: libras, inglês e espanhol, desenhista da construção civil, auxiliar de farmácia, recepcionista

Banco Safra abre inscrições para seu Programa de Trainees

Imagem noticia mais lida

Podem se inscrever formados ou estudantes com conclusão de curso entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017

Campanha de crowdfunding do ENEMEX visa atuar em escola rural

Imagem noticia mais lida

Aulas à distância e sábados científicos são algumas ações previstas para os alunos