O ENEM te leva para estudar na Europa...

09/05/2017

Para você que está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), surgem novas possibilidades no horizonte, pois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, firmou vários convênios com universidades portuguesas.  

Por meio desses convênios a nota do Enem pode ser utilizada como critério de seleção e ingresso.  Cada instituição possui um critério.  Há uma nota mínima estabelecida por cada universidade, em geral, com pesos diferentes em cada área de avaliação. 

Para tentar o acesso a uma das vagas, o estudante deve se matricular pelo portal da universidade em que deseja estudar, devendo apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio e o resultado do Enem.  O processo é bem simples.

O Portal do MEC informa que já são 22 instituições portuguesas nas quais estudantes brasileiros podem ingressar com a nota do Enem.

É importante lembrar que os diplomas das universidades portuguesas são reconhecidos em todos os países da União Europeia, o que habilita o aluno a fazer pós-graduação em outras instituições de educação superior da Europa. 

O ensino público universitário português é pago, e os preços são proporcionais aos praticados no Brasil. No entanto, cada instituição possui programas de incentivos (bolsas) para os alunos que obtiverem as melhores classificações e alunos oriundos de países que pertençam à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, caso do Brasil, pagam preços diferenciados.

Fonte: Portal do MEC. 

O ENEMEX te ajuda a chegar lá...

O ENEMEX veio para democratizar o acesso às universidades e abrir caminhos para a realização profissional do estudante.  Você escolhe como quer estudar: com questões em forma de texto, áudio ou vídeo. O formato de vídeo tem explicações, dicas e sugestões.

Com ENEMEX você irá transcender!

Baixe o nosso App!

Quer mais conteúdo?

Acesse: www.enemex.com.br/blog

Notícias mais lidas

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Banco Safra abre inscrições para seu Programa de Trainees

Imagem noticia mais lida

Podem se inscrever formados ou estudantes com conclusão de curso entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017

Inscrições para o ENEM

Imagem noticia mais lida

Estamos em contagem regressiva... O ENEMEX traz para você as informações sobre as inscrições para o ENEM!

O ENEM te leva para estudar na Europa...

Imagem noticia mais lida

Quer estudar no primeiro mundo? As notas do Enem abrem possibilidades para estudar em universidades portuguesas!