Leve o método científico para sua vida

28/07/2020

O método científico resumidamente é experimentalmente empregado na ciência. Especificamente, é utilizado na construção de uma nova hipótese científica. Observar, realizar cálculos e comprovar teorias, tudo isso faz parte da descoberta e do método científico.

Em suma

Em suma, o pesquisador irá criar sua hipótese e modificá-la com base nos mais variados experimentos. Essa hipótese deverá ser testada até fazer sentido e obter uma consistência. Assim sendo, as hipóteses servem como uma maneira para que os cientistas possam coletar dados e informações.

A ciência

Já a ciência, pode ser classificada de forma sistemática e mais lógica que serve para o descobrimento de coisas novas ao nosso redor. A palavra “ciência” é derivada da palavra latina scientia, que é um conhecimento baseado em dados demonstráveis ??e reproduzíveis. Ela é baseada em fatos e não em meras opiniões. O problema é que atualmente isso não ocorre mais: ela vem perdendo espaço para as redes sociais. Um exemplo disso é o filme O Contágio, em que as pessoas preferiam acreditar em um influencer jornalista que em um médico ou cientista.

O que é método científico?

O método científico é um processo de experimentação usado para explorar observações e responder perguntas. Deve-se utilizar o método científico para se coletar informações empíricas que estariam relacionadas a uma hipótese. O cientista deve ser neutro, não ocultar os resultados para defender sua teoria.

Em suma, as etapas mais conhecidas do método científico são as seguintes:

1 – Você deve iniciá-lo ao realizar uma breve observação.

2 – Realize perguntas sobre as sua observações e colete o maior número de informações.

3 – Dessa forma, formule a sua hipótese.

4 – Este é o momento de realizar testes e descobrir se o que você formulou é verdadeiro.

5 – Analise os dados e tire conclusões. Modifique sua hipótese se isso for necessário.

6 – É importante que você reproduza várias vezes os experimentos até que não haja mais inconsistências.

Exemplificando

Para melhor entender como funciona o método científico, que tal por as mãos na massa? Para ajudar a fornecer uma melhor compreensão, elaboramos um passo a passo para seguir o método científico.

Faça uma pergunta sobre algo que observa: Como, O que, Quando, Quem, Qual, Por que ou Onde?

Em vez de começar do zero, você pode pesquisar sobre, reunir informações, usando a biblioteca ou fazendo uma busca na internet. Isso é útil para ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de fazer as coisas e garantir que não repita erros do passado.

A partir das suas observações e do resultado das suas pesquisas, elabore algumas hipóteses. Indique as suas hipóteses e pense em como você vai testá-las.

Você deve testar as suas hipóteses para saber se elas podem ser suportadas ou não. Para que o experimento seja válido, ele deve ser justo, certificando-se de alterar apenas um fator de cada vez, mantendo todas as outras condições iguais.

Pronto? É só isso? Bem, não. Para garantir que os primeiros resultados não foram apenas um acidente, você deve repetir a experiência várias vezes.

Depois de testar todas as suas hipóteses diversas vezes em um experimento controlado, você deve analisar os resultados. Concluída a análise, verifique se suas hipóteses podem ser suportadas. A resposta é não? Você poderia ter esquecido de algo? Havia outra hipótese na qual você não pensou? Volte duas casas e faça tudo novamente.

Após repetir seus experimentos e análises, você deve chegar a uma conclusão.

Breve história sobre a ciência

A ciência começou muito antes de seu “descobrimento”. Antes mesmo dos seres humanos começarem a organizar suas formas de vida, os átomos e o céu já existiam. Tudo tinha um porquê inexplicável e que seria desvendado milhares ou bilhares de anos depois. No entanto, vamos abordar quando o homem começou a fazer ciência e a criar um método científico.

1400: Foi bem neste século que surgiu Leonardo Da Vinci, que mais tarde começaria a ir em busca de corpos e desenhos. Assim, tentando ao máximo obter descobertas em sua era de renascimento.

1500: Nicolaus Copernicus elaborou sua teoria do heliocentrismo. 

1600: Galileu Galilei criou novas teorias e conseguiu aprimorar o telescópio.

1900: Em suma, as descobertas de Albert Einstein, foram as que marcaram o século XX.

1952: A medicina descobriu a vacina contra a poliomielite em 1952 por Jonas Salk. No ano seguinte, James D. Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA, que é formada a partir de uma dupla hélice.

2000: O século XXI foi marcado pelo primeiro genoma humano concluído, portanto, levando a uma maior compreensão do DNA. Além disso, do século XX para XXI, teve o nascimento da pequena ovelha Dolly.

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...

Quer mais conteúdo?

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Socientifica

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

#aescolapúblicaprecisadevocê

Notícias mais lidas

Filha e pai faxineiro são aprovados juntos na Universidade Federal do Ceará

Imagem noticia mais lida

“Já me considero um grande vitorioso, em chegar até aqui”

Hoje médica, filha de gari recebe primeiro salário e começa a ajudar o pai

Imagem noticia mais lida

A jovem faz residência em clínica médica e vai se especializar em gastroenteorologia

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

Google recruta estudantes de todos os cursos para estágio em São Paulo

Imagem noticia mais lida

O Google vai dar ajuda de custo para quem precisar se mudar de cidade

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.