Inep representa Brasil em reunião do Pisa em Praga

07/11/2018

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) participa da 46ª reunião do Pisa Governing Board (PGB), entre 5 e 7 de novembro, em Praga, na República Tcheca.  Os servidores do Inep, Luana Bergmann Soares, diretora de Avaliação da Educação Básica; e Edison Fernandes, da Assessoria Internacional, representam o Brasil na reunião do conselho diretor do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a reunião apresentará os avanços desde a 45ª reunião, com uma atualização das últimas atividades da OCDE.  Também serão apresentados os progressos com a implantação do Pisa 2018 e os preparativos para o Pisa 2024.  Um dos destaques da programação é a discussão sobre a proposta de uma avaliação opcional de habilidades em língua estrangeira e a viabilidade de testar alunos com necessidades educacionais especiais.  Ainda serão apresentadas novas versões das matrizes referenciais de Matemática e de Pensamento Crítico do Pisa 2021.  A matriz referencial do questionário, a elaboração dos relatórios nacionais e disseminação do Pisa também estão na programação.

O Brasil participa do Pisa desde a sua primeira edição, em 2000, sendo o Inep a instituição responsável pela implementação e condução do programa no país.  Essa participação tem permitido ao Instituto um crescimento no conhecimento técnico que vem sendo aplicado em avaliações nacionais, bem como na criação de novos indicadores.  A participação no Pisa contribui, ainda, como subsídio para a elaboração de políticas públicas educacionais pelo Ministério da Educação.

Pisa –

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tradução de Programme for International Student Assessment, é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.  A avaliação, totalmente feita em computador, abrange as áreas de leitura, matemática e ciências.  Também são coletadas informações contextuais por meio de questionários aplicados aos estudantes, professores, diretores de escola, e, a partir desta edição, também aos pais dos estudantes.  Em 2018, serão avaliados 19 mil alunos, de 661 escolas brasileiras.

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação para o Enem...

Quer mais conteúdo?         

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Portal do INEP

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

 

Notícias mais lidas

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Mec abre Cursos Gratuitos On-line

Imagem noticia mais lida

Destaques: libras, inglês e espanhol, desenhista da construção civil, auxiliar de farmácia, recepcionista

Banco Safra abre inscrições para seu Programa de Trainees

Imagem noticia mais lida

Podem se inscrever formados ou estudantes com conclusão de curso entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017

14 livros de Paulo Freire em PDF para download

Imagem noticia mais lida

Paulo Freire (1921 – 1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro.