Estresse da vida universitária requer estratégias para ser combatido

12/08/2019

 

Dias 13 e 15 de agosto, eventos na USP, em São Paulo, discutem como gerenciar estresse e falta de concentração.

 

Trabalhos, provas, produção de artigos e atividades extras. A vida universitária na graduação e pós-graduação pode ser cansativa e causar estresse, dificuldade de concentração, ansiedade, entre outros sintomas. O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo, realizará dois eventos que discutem estratégias para gerenciar o estresse e melhorar a concentração.

O primeiro será no dia 13 de agosto com a fisioterapeuta Cassandra Lyra, doutoranda no Instituto de Química (IQ) da USP e Ph.D. em psicologia. Ela trará sugestões de como cuidar do corpo e da mente, entre outros assuntos que envolvem o tema do estresse acadêmico. 

A fisioterapeuta é criadora e apresentadora dos podcasts Sobrevivendo à Vida Acadêmica e PodCassie, nos quais ela fala sobre saúde mental e bem-estar. O bate-papo tem entrada aberta ao público, sem necessidade de inscrição. Ele começa às 13 horas, no Auditório Jacy Monteiro.

O evento faz parte do ciclo de palestras sobre saúde mental organizado pela professora Gladys Chalom, do Departamento de Matemática do IME, Ana Luiza e Fernando Lima, representantes discentes da Comissão de Pós-Graduação, e Stela Madruga, da Biblioteca Carlos Benjamin de Lyra, todos do IME. 

Concentração mental e meditação

No dia 15 de agosto, o evento será sobre a prática da meditação e sua relação com a concentração mental. Valdemar W. Setzer, professor do Departamento de Ciência da Computação do IME, irá ministrar a oficina Concentração mental e meditação: um caminho para o desenvolvimento espiritual.

O professor falará sobre o desenvolvimento de uma calma interior e da capacidade de concentração, fatores fundamentais devido à agitação do mundo moderno, especialmente com o uso de meios eletrônicos. Na oficina, serão praticados exercícios pelos participantes que quiserem experimentá-los. A oficina será das 17 às 20 horas, no Auditório Jacy Monteiro.

O auditório fica no bloco B do IME, localizado na Rua do Matão, 1010, campus Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. Qualquer pessoa pode participar, não é preciso realizar inscrição. 

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...

Quer mais conteúdo?

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Jornal da USP

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

#aescolapúblicaprecisadevocê

Notícias mais lidas

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Aplicativo que traduz português para libras, criado no Brasil, ganha prêmio do Google

Imagem noticia mais lida

2062 empresas de 119 países se inscreveram para concorrer ao prêmio.

14 livros de Paulo Freire em PDF para download

Imagem noticia mais lida

Paulo Freire (1921 – 1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro.