Equipes Esma e BioCtrl são as vencedoras do Desafio Unicamp 2019

09/08/2019

A final do Desafio Unicamp 2019 aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM Unicamp) com a abertura do Prof. Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, que comemorou a realização da final e dos negócios apresentados:

“Este é um momento especial para a banca, formada por especialistas, conhecerem a diversidade das patentes da Unicamp e do CPqD (nosso parceiro na edição) que podem se transformar em inovação para solucionar problemas, além do trabalho da Inova que promove a educação empreendedora na Universidade e região, alavancando a criação de novas empresas spin-off baseadas em nossas tecnologias”, afirmou Frateschi.

Entre os especialistas e empreendedores de diferentes seguimentos que compuseram a banca, estiveram: Luiz Boechat, gerente médico da Novartis, Rafael Catoto, diretor de produto da LuizaLabs Magalu, Paula Louzada, consultora de projetos da FM2S, Rosana Jamal, sócia-fundadora da aceleradora Baita, e José Augusto Moura, presidente do grupo Unicamp Ventures.

Esma foi a vencedora pela avaliação da banca

Nesta edição, o Desafio premiou duas equipes em categorias diferentes, avaliação da banca e voto popular, sendo que um dos times que se sagrou foi a Esma, com a melhor avaliação pela banca. O nome da equipe vem da missão de tornar empresas mais sustentáveis para com o meio ambiente (Empresa, Sustentabilidade, Meio Ambiente), oferecendo uma solução para embalagens de leite e suco, sendo estimado pela equipe como uma oportunidade de mercado, já que 71% (178,73 mil toneladas) das embalagens não são recicladas.

“O nosso modelo de negócio é separar o plástico, papel e alumínio em uma produção química patenteada pela Unicamp. O serviço que vamos oferecer tornará as empresas mais responsáveis ecologicamente, pois os produtos reciclados poderão ser comercializados como matéria-prima”, explicou Agatha dos Santos, mestranda em Engenharia Agrícola na Unicamp e quem realizou o pitch pela equipe.

Entre os prêmios da categoria, cada integrante da Esma levou um troféu, certificado, formação Green Belt sem custos adicionais oferecido pela FM2S e R$ 3 mil reais, totalizando R$ 15 mil reais em valor bruto para o time.

A Esma também é composta por Haroldo Rego, mestrando em Engenharia Agrícola na Unicamp; Joziane Fialho, doutoranda em Engenharia Agrícola na Unicamp; Kiane Visconcin, mestranda em Engenharia Agrícola na Unicamp; e Priscila dos Santos, doutoranda em Engenharia Agrícola na Unicamp. A equipe teve mentoria empresarial de Carlos Gondo da Requestia, além da mentoria acadêmica do Prof. Dr. Lauro Kubota, do Instituto de Química da Unicamp.

BioCtrl venceu a categoria voto popular

A outra campeã do Desafio Unicamp 2019 na categoria de voto popular entre os presentes no auditório foi a equipe BioCtrl, que carrega o slogan “Da natureza para a natureza” ao montar um modelo de negócio baseado em um fungicida natural patenteado na Unicamp que combate duas doenças agrícolas e evita a reaplicação de pesticidas tóxicos. Segundo Aline Zanotto, doutoranda em Ciências de Alimentos na Unicamp que realizou o pitch, outra vantagem do modelo de negócio é que o custo equivale a de um fungicida padrão no mercado, economizando ainda o custo da aplicação de um segundo pesticida. A principal indústria validada pela startup foi a da laranja, a qual o Brasil detém 34% da produção mundial, mas o fungicida pode ser aplicado também em outros tipos de lavoura.

A equipe que levou um troféu também é composta por Michel Kanemaru, doutorando em Ciência de Alimentos Unicamp e um dos inventores da patente utilizada; Alessandra Bertan, engenheira química pela UTFPR; Erika Hiramatsu, mestra em Alimentos e Nutrição na Unicamp; Rafael Chelala, Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. O mentor acadêmico foi o Prof. Dr. Juliano Bicas, também autor da patente, e a mentora empresarial foi Stella Gigilas, consultora de comunicação e marketing.

Sobre o Desafio Unicamp 2019

O Desafio Unicamp é uma competição de empreendedorismo tradicionalmente baseada em tecnologias da Unicamp e que nesta edição também conta com três tecnologias do CPqD. A iniciativa anual que já capacitou mais de 2,3 mil pessoas é organizada pela Inova Unicamp e está em sua nova edição.

Mais informações sobre o Desafio Unicamp 2019 em: www.inova.unicamp.br/desafio/

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação...

Quer mais conteúdo?

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Portal da Unicamp

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

#aescolapúblicaprecisadevocê

Notícias mais lidas

Chega a São Paulo a École 42, escola francesa que ensina programação sem cobrar nada

Imagem noticia mais lida

"Queremos formar profissionais para se tornarem líderes na área digital no Brasil"

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Aplicativo que traduz português para libras, criado no Brasil, ganha prêmio do Google

Imagem noticia mais lida

2062 empresas de 119 países se inscreveram para concorrer ao prêmio.

14 livros de Paulo Freire em PDF para download

Imagem noticia mais lida

Paulo Freire (1921 – 1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro.