Enem deve seguir novo formato em 2020

06/08/2018

O Enem deve seguir um novo formato a partir de 2020, acompanhando as mudanças estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, durante Congresso Internacional de Jornalismo de Educação realizado em São Paulo no dia 6 de agosto. "O Enem não deve ser o norte do Ensino Médio. É um exame de entrada (para a universidade). Vai se adaptar à base", disse o ministro.

A BNCC estabelecerá um currículo mínimo para o Ensino Médio. Sua última versão foi entregue pelo MEC (Ministério da Educação) ao Conselho Nacional de Educação (CNE) em abril de 2018. Atualmente, está sendo debatida em audiências públicas pelo país.  

Mudanças no Ensino Médio

O documento acompanha as mudanças estabelecidas pela reforma do Ensino Médio, aprovada em dezembro de 2017. Prevê que apenas as áreas de Linguagens e Matemática serão obrigatórias nos três anos do Ensino Médio.  Os outros campos de conhecimento podem ser distribuídos ao longo desse período, a critério das redes de ensino.

Do total da carga horária nos três anos de Ensino Médio, 1.800 deverão ser guiadas pela BNCC.  As outras 1.200 passarão a pertencer aos "itinerários formativos", nos quais as escolas poderão oferecer uma formação acadêmica mais aprofundada em uma ou mais áreas do conhecimento, em detrimento das demais.

Opinião do ENEMEX

Apesar de a BNCC ter sido formatada por profissionais competentes da educação, o documento deixa muito a desejar, pois desconsidera as profundas diferenças da cultura local e regional. Além disso, torna rasa a formação de nível médio, simplificando as bases indispensáveis para a construção do conhecimento. 

Os saberes na BNCC são reduzidos preferencialmente às áreas de Linguagens e Matemática, que têm seu valor, mas reduzem as possibilidades de ampliar o conhecimento para outras áreas, como as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas. O ENEMEX acredita na educação, na pesquisa e na ciência.

Quer mais conteúdo? Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: G1 Educação

Escreva para nós e mande sugestões para: comunicacao@enemex.com.br

Notícias mais lidas

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Mec abre Cursos Gratuitos On-line

Imagem noticia mais lida

Destaques: libras, inglês e espanhol, desenhista da construção civil, auxiliar de farmácia, recepcionista

Banco Safra abre inscrições para seu Programa de Trainees

Imagem noticia mais lida

Podem se inscrever formados ou estudantes com conclusão de curso entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017

Campanha de crowdfunding do ENEMEX visa atuar em escola rural

Imagem noticia mais lida

Aulas à distância e sábados científicos são algumas ações previstas para os alunos