Encceja Nacional 2018 inicia capacitação da equipe que atuará no Exame

09/06/2018

Começa neste sábado, 9 de junho, a preparação da equipe que atuará na edição nacional do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018.  Inicialmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) capacitará os 60 coordenadores estaduais que atuarão em todas as unidades da federação.  O treinamento será realizado no Rio de Janeiro (RJ).  Além dos coordenadores estaduais, a capacitação reunirá as equipes do Inep e do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Com oito horas de duração, a programação da capacitação inclui uma contextualização do Encceja, a exibição de um vídeo de sensibilização e a apresentação dos procedimentos de aplicação.  Todo o conteúdo é apresentado em vídeo, no entanto os participantes contam também com um caderno de atividades.  A próxima etapa de capacitação, direcionada aos coordenadores municipais, será nos dias 23 e 30 de junho.

O Encceja Nacional será aplicado em 5 de agosto, com recorde de inscritos: 1.695.607 pessoas.  O Exame é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.  Os participantes precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização das provas, para tentar a certificação do ensino fundamental.  Quem busca a certificação do Ensino Médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame.

ENEMEX e você, transcendendo em tudo...

Quer mais conteúdo?     

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Portal do INEP

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

Notícias mais lidas

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Mec abre Cursos Gratuitos On-line

Imagem noticia mais lida

Destaques: libras, inglês e espanhol, desenhista da construção civil, auxiliar de farmácia, recepcionista

Banco Safra abre inscrições para seu Programa de Trainees

Imagem noticia mais lida

Podem se inscrever formados ou estudantes com conclusão de curso entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017

Campanha de crowdfunding do ENEMEX visa atuar em escola rural

Imagem noticia mais lida

Aulas à distância e sábados científicos são algumas ações previstas para os alunos