Enade 2017 e Indicadores de Qualidade da Educação Superior

10/10/2018

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 9 de outubro, em Brasília (DF), juntamente com um perfil dos participantes da edição.

O Conceito Enade e o IDD são dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados anualmente pelo Inep, a partir da combinação do resultado do Exame com outras bases de dados.  Enquanto o Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, o IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.

Em novembro, o Inep divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).  Esses dois, também derivados dos resultados do Enade e de outros insumos, ditam a regulação dos cursos e nas IES exercida pelo MEC.

Os resultados não podem ser comparados de um ano para o outro, pois avaliam o desempenho dos estudantes de áreas distintas.  Tampouco é adequada a comparação dos resultados de um ciclo avaliativo para outro, uma vez que o instrumento de avaliação é diferente.  Porém, é possível observar a diferença de desempenho entre os graus acadêmicos nas questões de formação geral, que são iguais para todos os estudantes que fizeram o Enade 2017 e representa 25% da avaliação.

Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil dos concluintes avaliados.  A informação, combinada ao desempenho na prova, pode ajudar na definição de políticas públicas e também guiar melhorias das próprias instituições e cursos.  A orientação do Inep é que as IES se apropriarem dos dados para melhorar seus projetos pedagógicos.  É essa a principal contribuição de um Exame como o Enade.  Mais do que um olhar sobre a qualidade do Sistema de Educação Superior, ele possibilita às instituições uma reflexão do desempenho de cada um de seus cursos de graduação à luz de seus projetos pedagógicos.

O Inep está divulgando, de forma conjunta, os resultados do Enade, o perfil do participante, o Conceito Enade e o IDD.  Os Microdados do Enade e os Relatórios Síntese de Área serão disponibilizados na tarde desta terça-feira. Na quinta-feira, 11 de outubro, o Inep disponibilizará os Relatórios de Curso e IES.  Esse volume de evidências pode e deve ser apropriado pelos professores, coordenadores de cursos e pelos gestores de cada IES brasileira.

Enade –

Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação.  O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.  Os resultados do Enade são divulgados no Portal do Inep por meio de Relatórios Síntese de Área, Relatórios de Curso e de IES e dos Microdados do Enade.  Já o Boletim do Estudante é disponibilizado no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.  A cada ano o Enade se dedica a um Ciclo Avaliativo Trienal. Em 2017, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

– Bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.

– Bacharel ou Licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Matemática; e Química.

– Licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras – Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras – Inglês; Música; e Pedagogia.

– Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior –

Expressos em escala contínua e em cinco níveis, são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.  O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade.  O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.  O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.  O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES).  É uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve as notas contínuas de CPC dos cursos de graduação e os conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das IES.

Acesse aqui o relatório do Enade 2017:

download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/documentos/2018/presskit_enade2017_e_indicadores_de_qualidade.pdf

ENEMEX é a melhor plataforma em tua preparação para o Enem...

Quer mais conteúdo?    

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Portal do Inep

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

Notícias mais lidas

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Mec abre Cursos Gratuitos On-line

Imagem noticia mais lida

Destaques: libras, inglês e espanhol, desenhista da construção civil, auxiliar de farmácia, recepcionista

Banco Safra abre inscrições para seu Programa de Trainees

Imagem noticia mais lida

Podem se inscrever formados ou estudantes com conclusão de curso entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017

Campanha de crowdfunding do ENEMEX visa atuar em escola rural

Imagem noticia mais lida

Aulas à distância e sábados científicos são algumas ações previstas para os alunos