Curso prepara alunos para a Olimpíada de Robótica na USP São Carlos

14/05/2018

Está em andamento o curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática.  Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o curso será realizado aos sábados, das 9 às 12 horas, ao longo do mês de maio.

A iniciativa é destinada a alunos do ensino fundamental II (do 5º ao 9º ano) e do ensino médio (do 1º ao 3º ano) de escolas públicas e particulares, que tenham interesse em participar das competições da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).  Também participam professores e pais que se tornarão técnicos das equipes que disputarão a OBR.

O objetivo do curso é preparar as equipes participantes a fim de que se tornem mais competitivas, fornecendo conceitos básicos sobre montagem de diversos tipos de robôs comumente usados nas competições da OBR (Pete, LegoMindstorm e Arduino).  Também serão apresentados princípios de programação e realizados vários exercícios práticos com os robôs.

Os estudantes que possuem o kit de robótica utilizado nas competições, trazem-no para o curso, pois existe um número limitado de kits para empréstimo.  Coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, o curso é ministrado pelos alunos de pós-graduação e graduação: Adam Moreira, Daniel Tozadore, Guilherme Moreira e Maria Luiza Telles.  A iniciativa conta com o apoio do Centro de Robótica de São Carlos (CRob).

Inscreva-se na Olimpíada

Vale lembrar que a participação no curso não garante a inscrição na OBR.  Para participar da Olimpíada, é preciso se inscrever gratuitamente no site da competição  até dia 18 de maio, onde também está disponível o manual de inscrições: www.obr.org.br/

Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em João Pessoa, em novembro de 2018.  Em São Carlos, a etapa regional da OBR acontecerá dias 16 e 17 de junho, no salão de eventos do campus da USP.

A novidade deste ano é que, além dos níveis 1 e 2 (alunos do Fundamental e Médio), haverá um terceiro, o nível zero, voltado a alunos de 1° a 3° ano do Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 8 anos.  O objetivo dessa mudança é difundir a robótica como estratégia de educação a ser aplicada desde o início do ciclo educacional.

Com o ENEMEX você tem um mundo de possibilidades...

Quer mais conteúdo?        

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Jornal da USP

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

Notícias mais lidas

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Mec abre Cursos Gratuitos On-line

Imagem noticia mais lida

Destaques: libras, inglês e espanhol, desenhista da construção civil, auxiliar de farmácia, recepcionista

14 livros de Paulo Freire em PDF para download

Imagem noticia mais lida

Paulo Freire (1921 – 1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro.

Ministério da Educação abre 1126 vagas em especialização gratuita a distância

Imagem noticia mais lida

As inscrições seguem até o dia 12 de fevereiro, às 17h.