Curso prepara alunos para a Olimpíada de Robótica na USP São Carlos

14/05/2018

Está em andamento o curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática.  Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o curso será realizado aos sábados, das 9 às 12 horas, ao longo do mês de maio.

A iniciativa é destinada a alunos do ensino fundamental II (do 5º ao 9º ano) e do ensino médio (do 1º ao 3º ano) de escolas públicas e particulares, que tenham interesse em participar das competições da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).  Também participam professores e pais que se tornarão técnicos das equipes que disputarão a OBR.

O objetivo do curso é preparar as equipes participantes a fim de que se tornem mais competitivas, fornecendo conceitos básicos sobre montagem de diversos tipos de robôs comumente usados nas competições da OBR (Pete, LegoMindstorm e Arduino).  Também serão apresentados princípios de programação e realizados vários exercícios práticos com os robôs.

Os estudantes que possuem o kit de robótica utilizado nas competições, trazem-no para o curso, pois existe um número limitado de kits para empréstimo.  Coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, o curso é ministrado pelos alunos de pós-graduação e graduação: Adam Moreira, Daniel Tozadore, Guilherme Moreira e Maria Luiza Telles.  A iniciativa conta com o apoio do Centro de Robótica de São Carlos (CRob).

Inscreva-se na Olimpíada

Vale lembrar que a participação no curso não garante a inscrição na OBR.  Para participar da Olimpíada, é preciso se inscrever gratuitamente no site da competição  até dia 18 de maio, onde também está disponível o manual de inscrições: www.obr.org.br/

Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em João Pessoa, em novembro de 2018.  Em São Carlos, a etapa regional da OBR acontecerá dias 16 e 17 de junho, no salão de eventos do campus da USP.

A novidade deste ano é que, além dos níveis 1 e 2 (alunos do Fundamental e Médio), haverá um terceiro, o nível zero, voltado a alunos de 1° a 3° ano do Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 8 anos.  O objetivo dessa mudança é difundir a robótica como estratégia de educação a ser aplicada desde o início do ciclo educacional.

Com o ENEMEX você tem um mundo de possibilidades...

Quer mais conteúdo?        

Visite: www.enemex.com.br/blog

Fonte: Jornal da USP

Escreva para nós!  Mande sugestões!  E-mail: comunicacao@enemex.com.br

Notícias mais lidas

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para Ensino Médio

Imagem noticia mais lida

Direcionado a jovens de 15 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública.

Mec abre Cursos Gratuitos On-line

Imagem noticia mais lida

Destaques: libras, inglês e espanhol, desenhista da construção civil, auxiliar de farmácia, recepcionista

Banco Safra abre inscrições para seu Programa de Trainees

Imagem noticia mais lida

Podem se inscrever formados ou estudantes com conclusão de curso entre dezembro de 2014 e dezembro de 2017

O ENEM te leva para estudar na Europa...

Imagem noticia mais lida

Quer estudar no primeiro mundo? As notas do Enem abrem possibilidades para estudar em universidades portuguesas!