A máquina de arrepiar cabelos, chamada Gerador de Van der Graaf, foi uma das instalações de maior sucesso no Sábado Científico realizado ontem, dia 25 de agosto, na Escola Estadual Bruno Florenzano, em Bragança Paulista. Alunos da escola e moradores da região se divertiram muito com os cabelos arrepiados e os pequenos choques provocados durante a brincadeira.

O Sábado Científico foi organizado pelo ENEMEX e a Ciência Prima, mesma empresa que fez várias instalações do museu Catavento, em São Paulo, sob coordenação dos professores Aníbal Fonseca e Paulo Taka. A quadra coberta da escola se transformou em um divertido museu interativo de ciências, com 11 instalações e duas oficinas de brinquedos. O evento é resultado da campanha de crowdfunding “A escola pública precisa de você”, realizada pelo ENEMEX no início do ano. Os participantes do Sábado Científico aproveitaram para visitar a horta, também construída com fundos da campanha com o objetivo de se tornar uma âncora de aprendizado.

A gigantesca bolha de sabão que envolvia o visitante, a cadeira giratória, os espelhos curvos e a bicicleta que gerava energia com pedaladas, fazendo um rádio funcionar, foram outras instalações que ensinaram ciência de maneira divertida a crianças, adolescentes e adultos. Os visitantes circulavam livremente pelas instalações enquanto aprendiam conceitos de Física, Astronomia, Química e Biologia.

Os participantes também aprenderam a fazer dois brinquedos científicos, que foram levados para casa para dar continuidade à diversão: o ludião, que mostra o funcionamento de um submarino em uma garrafa de plástico cheia de água; e a câmera escura, percursora das máquinas fotográficas.

O Sábado Científico propiciou uma manhã de diversão e conhecimento para a comunidade de Água Comprida, bairro rural onde está localizada a Escola Estadual Bruno Florenzano. “A realização de eventos culturais nas escolas públicas nos sábados é uma maneira de levar conhecimento à população e ao mesmo tempo aproveitar os espaços públicos, que ficam ociosos nos finais de semana”, comenta o diretor-executivo do ENEMEX, Joel Arnaldo Pontin, que já está agendando um Sábado Teatral para setembro e um Sábado Musical para outubro, também na Escola Estadual Bruno Florenzano.

Instalações do Sábado Científico:

  1. Gerador de Van der Graaf: máquina que faz arrepiar o cabelo com eletricidade
  2. Bolha cilíndrica: mostra a formação de uma bolha de sabão gigantesca
  3. Cadeira giratória: ensina na prática o funcionamento da força da inércia
  4. Praxinoscópio: desvenda o início da história do cinema
  5. Balança interplanetária: mostra o seu peso em vários planetas
  6. Poço gravitacional: um modelo do movimento dos planetas em torno do Sol
  7. Bicicleta geradora: produz energia elétrica quando pedalada
  8. Separador de água e óleo: mostra que os dois líquidos não se misturam
  9. Tornado: explica a formação do fenômeno natural
  10. Espelhos curvos: refletem as imagens dos visitantes de maneira distorcida
  11. Anamorfose cilíndrica: endireita uma imagem deformada

Oficinas do Sábado Científico

  1. Ludião: mostra o funcionamento de um submarino em uma garrafa de plástico cheia de água
  2. Câmera escura: percursora das máquinas fotográficas, com a formação de uma imagem invertida.

 

Tornado SistemaSolar Oleo Oficina Imagem Grupo Gerador1 Gerador Espelho Couve Cinema CadeiraGiratoria Bolha Bicicleta