ENEMEX recomenda a peça Galileu Galilei, com Denise Fraga
(Patricia Jota)

A atriz Denise Fraga “encarna” Galileu Galilei na peça que leva o nome do brilhante físico e matemático do séulo XVII, em cartaz no teatro Tuca, em São Paulo, até 10 de abril.

O texto do alemão Bertolt Brecht conta, com boa dose de humor, a trajetória de um dos mais brilhantes cientistas da nossa história desde a invenção de um telescópio mais potente que os existentes naquela época, capaz de explorar o Universo com uma nitidez antes inimaginável e, assim, derrubar teorias sacramentadas para trazer à tona um novo esquema de mundo.

Suas ideias confirmavam a tese de Copérnico: não seria a Terra o centro do Universo, mas, sim, o Sol, contrariando o dogma da Igreja Católica, o que fez com que fosse perseguido pela Inquisição.

Astuto mas, acima de tudo, humano, Galileu escapou da tortura ao negar publicamente suas descobertas, vivendo o resto de seus anos em prisão domiciliar. Porém nunca deixou de acreditar e teve paciência para esperar e fazer com que suas ideias fossem, finalmente, reconhecidas.

Além dos aprendizados de ciência e história, a peça toca em um tema atemporal e, por isso, bastante atual: a busca do homem pela verdade e da manipulação dessa verdade por quem detém o poder. Uma coisa é certa: ninguém sai do teatro indiferente.

Os ingressos custam de R$10 a R$ 70 e estão à venda na bilheteria do teatro Tuca (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo – SP) ou no Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br, tel. 11/4003-1212). Mais informação: http://www.teatrotuca.com.br/espetaculos/galileu-galilei.html